O comércio de São José dos Campos (SP) está com expectativa negativa para o faturamento no Dia das Mães, considerada a segunda melhor data do ano para o setor. De acordo com pesquisa feita pela Associação Comercial e Industrial (ACI), os lojistas da cidade esperam queda de 1,26% nas vendas neste ano.
Segundo o presidente da ACI Felipe Cury, é a primeira vez que o levantamento sobre a expectativa de vendas registra um índice negativo em São José. “A situação econômica está muito ruim no país como um todo. A indústria está muito ruim na região e a ameaça de demissão nas grandes empresas acaba influenciando nas compras do consumidor”, explicou Cury.
O levantamento mostra o comércio de rua da cidade menos confiante que o dos shoppings, que prevêem crescimento de até 15% nas vendas. “Os shoppings, normalmente, conseguem investir mais em publicidade e mídia, e isso ajuda [nas vendas]. Para tentar reverter isso, os comerciantes também estão investindo em publicidade e promoções”, afirmou o presidente da ACI.
Os segmentos de vestuário e acessórios são os que devem ser mais procurados como opção de presentes pelos clientes. De acordo com a pesquisa, o valor médio da compra pelo consumidor deve variar entre R$ 51 e R$ 100.Taubaté
A Associação Comercial e Industrial de Taubaté (Acit) também espera faturamento pouco significativo para o Dia das Mães neste ano, com alta entre 5% e 7% nas vendas – normalmente, a média fica acima dos 10%. A Acit atribui à expectativa pela alta da inflação e dos juros, além de menor oferta de crédito. Na cidade, roupas e acessórios também estão entre os itens mais procurados pelos clientes.
Entre os consumidores, 44% preferem fazer compras no comércio de rua e outros 32% preferem shoppings. Os demais deverão optar por aquisições pela internet ou em lojas de bairro, com objetivo de conseguir preços melhores.