No terceiro dia de paralisação dos caminhoneiros, o combustível esgotou em pelo menos metade dos postos de São José dos Campos (SP). A informação é de levantamento feito na tarde desta quarta-feira (23) pelo Sindicato Comércio Varejista Derivados Petróleo (Sincopetro).
De acordo com o sindicato, a cidade tem 140 postos na cidade. Os postos onde já acabaram os combustíveis fecharam e dispensaram os funcionários.
Por causa da procura ampliada, há postos que reajustaram o valor do litro da gasolina para mais de R$ 5 – quase R$ 1 real acima do valor médio que vinha sendo praticado.
A região tem sentido, além da falta de combustível, o reflexo das manifestações no desabastecimento de supermercados e redes de hortifruti. A falta de combustível também provoca racionamento, com restrição ou interrupção de serviços públicos – o principal afetado é a operação do transporte coletivo, que já circulou em regime especial nesta quarta em São José e Jacareí.
Manifestação
Pelo 3º dia consecutivo, caminhoneiros protestam contra o aumento do diesel no Vale do Paraíba . Na região, o ato tem concentração de manifestantes em Jacareí, Caçapava, Pindamonhangaba e Lorena.
Os caminhoneiros estão estacionados em postos de combustível, pátios e alças de acesso da rodovia. Não há veículos mais nos acostamentos e pista da Dutra.