O aposentado Ruy do Pandeiro, que simulou o próprio velório e planejou o enterro, foi sepultado na manhã deste sábado (12) em Caçapava (SP). Com muito samba, a despedida foi como ele planejou por mais de 10 anos. Ruy morreu nesta sexta-feira (11) por complicações renais.
Na porta do velório municipal estava a mensagem que Ruy mandou para todos antes de morrer. “Cansei, mas vai ter muito idiota no meu velório dizendo que eu descansei”. Já no túmulo a última mensagem que ele quis deixar foi: “Aqui está bom, mas no bar estava melhor”.
Do velório até o cemitério, o repertório musical foi um samba em homenagem ao Ruy que sempre cantou e falou sobre a morte. Centenas de pessoas acompanharam o velório e o sepultamento de Ruy do Pandeiro.A família afirmou que Ruy era diabético e teve de ser internado no domingo (6). O aposentado teve complicações renais e morreu às 9h30 desta sexta (11). Apesar de ter planejado suas últimas palavras, Ruy foi mantido inconsciente durante o tratamento.
Planejamento
Ruy Macedo planejava há anos como seria velado e enterrado. Em 2005, ele distribuiu convites aos amigos para o ensaio do próprio velório. O evento contou com cerca de 500 pessoas, entre amigos e familiares, em um clube da cidade, e teve até samba. A ideia do aposentado era que ele também pudesse participar do evento ainda em vida.
Em entrevista em maio deste ano, ele contou que queria que duas caixas de som fossem colocadas próximo ao túmulo para que fosse declamado um texto que ele escreveu. Ao final, a família deveria lançar um samba inédito chamado “Ruy” feito por amigos dele. No enterro, ele ainda pediu que CDs com a música fossem vendidos para gerar dinheiro para sua viúva.