Túneis de emergência isolados das pistas principais, câmeras de monitoramento a cada 60 metros e um sistema de resposta imediata são as tecnologias implantadas para que se evitar que acidentes graves sejam registrados no novo trecho
A nova pista de subida do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios (SP-099), inaugurada neste sábado (26), conta com um dos mais complexos e inovadores sistemas de segurança para os funcionários, usuários e também ao Meio Ambiente. O trecho de 22 km tem mais da metade de sua extensão percorrido por túneis.
Os quatro túneis que cortam a serra têm 12,7 km de extensão, sendo os túneis quatro e cinco os mais longos do país – com 5,5 e 3,7 km. A velocidade máxima permita é de 80 km/h e para se evitar que tragédias aconteçam um complexo sistema de segurança foi implantado.
O local conta com portas de acesso rápido e inteligente a cada 200 metros, permitindo a saída imediata do túnel principal. Além disso, o túnel de emergência conta com um sistema antichamas. Desta forma, caso ocorra incêndios na pista principal, ele não será afetado.
SOS
A cada 60 metros está instalado um sistema de SOS para ser acionado pelos usuários em caso de falha mecânica do veículo, problemas de saúde ou outras emergências. O sistema tem conexão direta com o CCO (Centro de Controle de Operações) da Concessionária Tamoios e possuí identificação exata do perímetro solicitado.
Além disso, o trecho conta com quatro ambulâncias operacionais específicas para o atendimento. Antes da entrada de cada túnel foram instaladas cancelas de emergência, que em caso de acidentes ou outros eventos graves se fecham e restringem a entrada de novos motoristas.
Comunicação e monitoramento
Assim como o sistema SOS, a cada 60 metros dentro dos túneis existe um sistema de monitoramento por câmeras, além de megafones para orientação sonora dos motoristas.
Placas digitais de sinalização estão instaladas pelos túneis, para orientação das condições da pista, neblina e etc.
“Caso algum usuário tenha um problema na rodovia, imediatamente conseguimos identificar pelas câmeras, ou pelo sistema SOS. No caso da abertura de uma das portas do túnel de emergência, um alerta é disparado ao CCO e imediatamente os funcionários iniciam o contato com essa pessoa, remota e fisicamente”, explicou Allan Tinoco, gerente de Engenharia da Concessionária.
(Foto: Douglas Cruz/ OVALE)