O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciou nesta terça-feira (14) um rodízio programado de água em Cruzeiro (SP). A medida é uma espécie de racionamento, que fará a interrupção do abastecimento em algumas regiões da cidade para levar água a outras. Segundo a prefeitura, inicialmente, cerca de 35 mil habitantes serão afetados em dez bairros.
O rodízio está sendo realizado em razão da seca no Rio Batedor, responsável pelo abastecimento de cerca de 70% da cidade. No início de setembro, Cruzeiro decretou estado de emergência devido a situação.
Nos próximos dois dias, o rodízio acontecerá de forma programada nas duas regiões mais populosas do município, começando pela região do Itagaçaba, que conta com dois bairros e cerca de 15 mil habitantes. Segundo o Saee, o abastecimento de água será interrompido no local até às 7h desta quarta-feira (15).
Já na quarta-feira, o fornecimento será interrompido para a região leste também a partir das 7h. No local, vivem cerca de 20 mil habitantes distribuídos em oito bairros. Outras regiões também podem receber programações de rodízio, que não tem um período determinado para ser encerrado.
“Essa medida é para que possamos canalizar a água para outros bairros que estão com problemas de abastecimento. Divulgaremos uma programação de dois em dois dias e isso vai perdurar enquanto haver desequilíbrio e escassez de água”, afirmou o diretor geral do Saae na cidade, Maximiliano Rubez de Castro.
De acordo com o órgão, a vazão atual do Rio batedor chegou a 165 litros por segundo, quando deveria ser de 230 litros. “A medida [o rodízio] só será interrompida se tivermos um volume de chuva considerável. O ideal seria ter chuva bem distribuída por uma semana”, disse.
O serviço também informou que já trabalha em dois projetos para construção de estações da captação de água no Rio Paraíba e na região do Cantagalo, próxima à Serra da Mantiqueira. As obras devem contribuir para o abastecimento da cidade, mas estão em fase de captação de recursos.
Estado de emergência
Além do estado de emergência, a Prefeitura de Cruzeiro sancionou um decreto que permite ao SAAE proibir o uso de água para usos supérfluos (como lavagem de quintais, por exemplo) durante períodos de estiagem. Com a medida, moradores que cometerem desperdício podem ser multados em até R$ 108.