Com geada e temperatura de -0,5°C, Campos do Jordão (SP) registrou a temperatura mais baixa da manhã desta quarta-feira (5) no Brasil, segundo Instituto Nacional de Meteorologia. É a primeira vez em 2017 que a cidade registra temperaturas negativas.
A temperatura mínima de -0,5°C foi registrada por volta das 7h. Nas ruas de Campos do Jordão, alguns termômetros de rua chegaram a marcar -2°C.
“Os termômetros das cidades costumam registrar temperaturas menores porque a qualidade do equipamento varia e muitas vezes não são calibrados com frequência, diferentemente das estações de medição, que ficam protegidas da luz e do vento”, explicou o meteorologista Diogo Arsego, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).
O Cptec/Inpe e o Inmet informaram que a região da Serra Mantiqueira teve as temperaturas mais baixas desta quarta-feira no Brasil. Campos do Jordão registrou temperaturas inferiores às cidades mineiras de Maria da Fé e Monte Verde, que amanheceram com 0,8ºC. No sul, São Joaquim (SC) registrou 7,8°C, São Mateus do Sul (PR) teve mínima de 2,9°C e São José dos Ausentes (RS) marcou 4,8°C.
Outras cidades também tiveram as menores temperaturas no começo desta manhã. Em São Luiz do Paraitinga, os termômetros marcaram 3,8º C; Taubaté teve 6,3ºC; São José dos Campos registrou 8ºC e Guaratinguetá, 7ºC.