Pindamonhangaba confirmou no começo da tarde desta quinta-feira (11) que subiu de um para três o total de pacientes com diagnóstico de sarampo neste ano na cidade. Com isso, o número de pacientes que contraíram a doença em 2019 na região subiu para cinco – sendo três em Pinda, um em São José dos Campos e um em Caçapava.
Segundo a Prefeitura de Pinda, as vítimas são um bebê atendido na Santa Casa em maio, morador do Crispim; e duas mulheres, sendo uma do Mombaça, de 53 anos; e outra do São Benedito, de 31 anos. Uma delas procurou atendimento dia 11 de junho. A outra no dia 1º após ir a Aparecida.
São José dos Campos confirmou na quarta-feira (10) o primeiro paciente com a doença em 20 anos. É um bebê de 11 meses, morador do Jardim Santa Inês. Ele foi atendido e passa bem.
A confirmação do primeiro caso em Caçapava ocorreu na manhã desta quinta. A vítima é um homem de 34 anos, morador da Vila Santos. Outros 18 pacientes tiveram amostras de sangue coletadas para análise porque apresentaram sintomas suspeitos da doença.
Também há pacientes atendidos com sintomas suspeitos de sarampo em Taubaté e Jacareí. São, ao todo, três casos em averiguação. A Secretaria de Saúde informou que são 206 pacientes com sarampo em 2019 no estado.
Vacina
As cidades ode há casos confirmados ou suspeitos da doença orientam a população a procurar vacinação nos postos de saúde. São José faz um mutirão.
Além disso, ações de bloqueio foram feitas pelas prefeituras com a imunização de pessoas que tiveram contato com os pacientes infectados.