Ao menos oito cidades do Vale do Paraíba suspenderam a vacinação de grávidas com comorbidades contra Covid-19. A suspensão da imunização desse público com doses da AstraZeneca/Fiocruz atende a recomendação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Aparecida, Caraguatatuba, Caçapava, Cruzeiro, Lorena, Pindamonhangaba e Tremembé, que iniciariam a vacinação do grupo nesta terça-feira (11), suspenderam a imunização das grávidas com comorbidades. Jacareí também paralisou a aplicação das doses no público – na cidade, a imunização havia começado na segunda.
O texto emitido pela Anvisa diz que a orientação é que “seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país”.
A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil. O órgão ainda afirma que a bula atual da vacina AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.
Com a recomendação da Anvisa, apenas a Coronavac e a vacina da Pfizer devem ser aplicadas em gestantes.
Jacareí já havia iniciado a vacinação de grávidas com comorbidades com as doses da AstraZeneca nesta segunda-feira, mas resolveu suspender a aplicação das doses. A imunização para puérperas segue sendo feita.