A chinesa Sany lançou nesta segunda-feira (28) a pedra fundamental de sua fábrica em Jacareí (SP), no interior de São Paulo. A planta será construída em uma área de 568 mil metros quadrados às margens da Via Dutra e produzirá máquinas para construção civil, pavimentação e abertura de estradas. A empresa prevê investimento de US$ 200 milhões e a geração de 200 vagas de emprego.
A instalação da planta foi anunciada em 2011, e inicialmente a implantação, que estava prevista para 2013, foi adiada para o fim de 2016. Segundo a Sany, o adiamento ocorreu por causa do cenário econômico.
“A Sany vem acompanhando o mercado brasileiro, seu desenvolvimento e evolução. Vimos que a nacionalização da fabricação de nossos produtos é imprescindível neste momento, pois o custo de importação é muito alto, devido a valorização do dólar”, afirmou o diretor comercial Elton Wu.
Para a empresa, a instalação da fábrica em Jacareí é um ponto importante da estratégia para nacionalizar toda a sua linha de escavadeiras e retroescavadeiras até o final do próximo ano. Com a conclusão das obras, a planta terá capacidade para produzir até 2 mil máquinas por ano.
Esta é a segunda unidade da empresa chinesa no Vale do Paraíba. Em 2011 foi inaugurada a unidade de São José dos Campos que atualmente conta com 120 funcionários. As dependências da nova fábrica, no Parque Meia Lua, incluirão galpões e uma área administrativa.