A montadora chinesa Chery iniciou neste mês a produção do New QQ no Brasil. O hatch compacto deveria ter sido nacionalizado em 2015, mas, por conta da crise, o plano foi adiado duas vezes pela montadora.
O New QQ é o segundo modelo produzido pela montadora em sua fábrica em Jacareí, no interior de São Paulo. Além dele, a Chery produz mensalmente cerca de 300 unidades do Celer (nas versões hatch e sedan) no país.
O novo modelo produzido na fábrica de Jacareí deve chegar às concessionárias em maio. Os valores não foram divulgados pela montadora. “A Chery vai divulgar os valores mais perto da data em que os modelos começarem a ser comercializados”, afirmou por nota.
A montadora também não informou a capacidade de produção do New QQ, mas disse que a “média mensal será de acordo com a demanda do mercado”.A montadora chinesa informou ainda que mantém o plano de produzir em Jacareí um modelo SUV. A produção seria a partir do segundo semestre de 2016.
Além disso, a empresa também deve importar outros modelos para complementar o portfólio. “O modelo ainda não está definido, mas independentemente de qual seja produzido localmente, a empresa também considera a importação de outros modelos para complementar o portfólio atual”.
Balanço de 2015
2015 marcou o início da produção no Brasil, a primeira fábrica da Chery fora da China, com o Celer hatch e sedan. Não se trata apenas da montagem dos veículos: a produção em Jacareí tem praticamente todas as etapas: apenas o corte das chapas (estamparia) não é feito lá. A produção de motores também foi iniciada recentemente, dentro da planta.