Carol Santiago (natação) e Willians Araújo (judô) foram os grandes vencedores das categorias melhor atleta feminina e melhor atleta masculino do Prêmio Paralímpicos 2022. Nesta quinta, em cerimônia realizada no Tokio Marine Hall, em São Paulo, os dois foram anunciados como vencedores da disputa mais aguardada da noite. Foi a 11ª edição do Prêmio Paralímpicos, que acontece anualmente desde 2011
Dona de quatro medalhas de ouro e uma de prata em provas individuais em 2022, Carol Santiago – que é deficiente visual – também conquistou medalhas de ouro em provas de revezamento no Mundial de Portugal.
– Primeiro eu quero agradecer a Deus por toda essa história. Se a gente teve esse resultado é por causa dos profissionais que estão atrás. Essa premiação é nossa, do nosso programa. Agradeço também ao presidente Mizael (Conrado, presidente do CPB) pelo apoio. Estou muito feliz. Obrigada por tudo – disse Carol.
Ouro no Mundial no Azerbaijão e nas etapas da Turquia, do Cazaquistão e do Brasil do Grand Prix, o judoca Willians Araújo acredita estar vivendo o auge da carreira.
– Foi um ano incrível, jamais vivido por mim. Um ano inédito. Tive um ciclo complicado em Tóquio 2020, com duas cirurgias e agora fui abençoado com esse ano sensacional. Tenho muito orgulho do que fiz em 2022 – comentou o judoca, que também é deficiente visual.
Além dos prêmios de melhor atleta do ano, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) entregou premiações em outras nove categorias. A ganhadora do troféu “Atleta da Galera”, decidido em votação popular, foi Raíssa Machado, do atletismo. Ela levou 48% dos votos.
O Prêmio Paralímpicos 2022 foi apresentado pelos jornalistas Karine Alves e Everaldo Marques, ambos integrantes do Grupo Globo. O evento foi parte das comemorações pelo aniversário de 28 anos do Comitê Paralímpico Brasileiro.