Caraguatatuba e Paraibuna celebram nesta quarta-feira (13) o dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. O tradicional bolo – simpatia para quem quer subir ao altar -, a distribuição dos pães abençoados e o casamento comunitário são os destaques das festas, que vão até domingo (17) em Paraibuna.
A programação da Paróquia Santo Antônio, de Caraguá, começa às 8h desta quarta com missa . Às 11h está previsto o casamento comunitário, que neste ano contará com a participação de três casais. Para encerrar, às 18h está marcada outra missa, que segue com uma procissão pelas ruas da cidade.
Nos três horários a paróquia promove a venda do ‘bolo casamenteiro’, com mil medalhas de Santo Antônio distribuídas na massa. A tradição diz que quem achá-las terá sorte no amor e realizará o sonho de se casar. Serão vendidos cerca de 2,5 mil pedaços, cada um por R$ 2.
“Como o bolo é o que não pode faltar em casamentos, ele é colocado nas celebrações para representar aqueles que querem casar”, disse o padre Carlos Alberto. “Isso ajuda a fortalecer a fé”, explicou o padre.
Também serão distribuídos gratuitamente 3 mil pães de Santo Antonio durante todo dia.
As celebrações no litoral norte ocorrem na Igreja Matriz, na Praça Candido Mota, no Centro. Cerca de 5 mil fiéis e turistas devem participar da festa.