Caraguatatuba quer colocar em funcionamento serviço de aluguel de bicicletas e patinetes elétricos compartilhados. Na ultima sexta-feira (31) a prefeitura publicou um edital de chamamento para empresas interessadas em operar os modais na cidade.
Com a publicação, o município encaminha para ser o 2º na região a adotar a operação permanente deste tipo de serviço – a primeira foi São José, que começou com a modalidade em outubro de 2018. Ilhabela teve operação somente durante a temporada.
Além delas, Taubaté vai publicar nesta semana um decreto para regulamentar o serviço, que tem previsão de início em 2020 (leia mais abaixo).
Na publicação dos dois editais de chamamento em Caraguá, sendo um para as bikes e outro para os patinetes, a prefeitura pede que as empresas interessadas apresentem levantamentos, estudos de viabilidade técnica e também os modelos econômico-financeiro e jurídico de operação.
De acordo com a administração, um decreto regulamentando a atividade deve ser publicado após a confirmação de interesse das empresas que apresentarem propostas. O prazo-limite para a entrega das propostas é até o dia 30 de setembro. Não há estimativa de início do serviço na cidade.
Taubaté
A prefeitura informou que será publicado até o final desta semana o decreto que permite a implantação da locação de bicicletas e patinetes na cidade. A etapa é uma anterior da fase em que está o atual processo para operação do serviço em Caraguatatuba.Segundo a administração, após a publicação, será publicado o chamamento público para credenciamento das empresas interessadas que deverão apresentar projetos para incrementos na infraestrutura cicloviária da cidade – com a implantação de ciclovias, ciclofaixas, bicicletários e paraciclos. A estimativa é que o serviço comece a operação no início de 2020.
Foto: Charles de Moura/Divulgação