A Capitania dos Portos já começou a reforçar a fiscalização nas praias do litoral de São Paulo. O objetivo é evitar acidentes e os abusos no mar. Para isso, a Marinha conta com a Operação Verão, que iniciou na última sexta-feira (19) e promove uma fiscalização diária.
Os condutores dos veículos aquáticos, como lanchas, motos e botes, são parados para apresentar os documentos de habilitação e da própria embarcação. “A iniciativa é boa, mesmo porque a gente teve no ano passado alguns roubos de moto aquática. Tem também muito barquinho com motor roubado. É importante verificar o que está certo e o que está errado”, opina o arquiteto Caio Sérgio Martins.
Entre outras funções dos comandantes da capitania está a realização do teste do bafômetro. Quem está acostumado a navegar sabe a importância de seguir todas as regras. Esse é o caso do empresário André Dupont, proprietário de uma embarcação aquática. “Não é só você entrar no mar que está tudo liberado. O cuidado é redobrado. Em uma embarcação como essa é uma responsabilidade muito grande”, afirma.