Campos do Jordão registrou -1°C e teve geada neste domingo (7), dia mais frio do ano registrado na cidade. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a temperatura foi registrada entre 4h e 5h.
O índice é devido a uma frente fria que atua sobre a região e derrubou bruscamente as temperaturas. Com a diminuição da nebulosidade, a previsão do Cptec apontava que a madrugada poderia registrar a menor temperatura do ano. O frio deve continuar nos próximos dias.
“Para amanhã a previsão é além de continuar com baixas temperaturas e que também haja geada”, explica Elton Almeida, meteorologista.
Neste ano, a menor temperatura anterior foi de 2°C no dia 9 de junho. O frio, que é um dos atrativos turísticos de Campos do Jordão, mobilizou turistas.
Alessandro Fernando Duarte é dono de pousada e conta que os hóspedes ‘madrugaram’ para não perder a geada. “Tinha gente que nunca tinha visto, mas todos ficaram encantados. Fizeram bastante fotos”.
Outras atrações
Além do frio, a gastronomia e a cultura são outros atrativos para os turistas. O Festival de Inverno, que mistura o pop ao erudito este ano, teve show da Fafá de Belém no sábado (6) e a cantora dedicou a apresentação a João Gilberto, pai da bossa nova que morreu aos 88 anos.
O evento ainda tem programadas apresentações de Diogo Nogueira, Toquinho e Lenine. Veja programação do festival no site.
Principal destino de inverno paulista, Campos do Jordão espera receber 1,5 milhão de turistas na alta temporada. A cidade tem 236 meios de hospedagem, com cerca de 14 mil leitos, e também há a opção para o turista de buscar casas para temporada, que somam outros 5 mil leitos.
A média história para Campos do Jordão é de temperaturas mínimas entre 8°C e 10°C e máximas entre 21°C e 22°C. Apesar disso, a previsão é que neste fim de semana a cidade registre os dias mais frios do ano, com mínimas próximas ao 0 ºC.
Foto: Alessandro Fernando Duarte