Mesmo diante de um cenário de crise econômica, Campos do Jordão tem expectativa otimista para a alta temporada de inverno. A partir deste sábado (4), a cidade recebe o tradicional Festival de Inverno, considerado o maior de música clássica na América Latina, e que deve atrair milhares de turistas para a Serra da Mantiqueira.
Ao todo, são esperados cerca de 200 mil turistas por final de semana até o início de agosto e um aumento de 20% nas vendas do comércio e rede hoteleira. Para o secretário de cultura, Benilson Toniolo, a expectativa de aumento no público com relação às temporadas passsadas se deve principalmente à alta do dólar.
“Campos está na contramão do restante do país. O problema da crise econômica não tem tido tanto reflexo pra gente. Com as limitações da economia, as pessoas estão viajando menos para o exterior e acaba vindo bastante gente pra cá”, disse.
Toniolo afirmou ainda que a cidade tem recebido mais turistas desde abril e, além da alta da dólar, outros fatores contribuem para o crescimento do turismo em Campos do Jordão.
“O festival está maior, temos previsão de temperaturas baixas e, além disso, Campos está no centro de três grandes polos emissores de turismo [SP, MG e RJ], a gastronomia sempre foi muito reconhecida e os nossos hotéis estão entre os melhores do país”.