Mães com 45 dias pós-parto; idosos e trabalhadores da saúde são os alvos desta vez, alvo da primeira fase, ainda podem ser imunizados.
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe, voltada para crianças e gestantes, começa nesta quarta-feira (2). No Vale do Paraíba, a expectativa é que, ao todo ,mais de 630 mil pessoas do grupo de risco sejam imunizadas contra o vírus Influenza. A campanha segue até 1º de junho e é dividida em etapas.
TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A VACINA DA GRIPE AQUI
A prioridade da nova fase é vacinar crianças com idade maior que seis meses e menor que 5 anos, gestantes e puérperas – mães com até 45 dias pós-parto. Pessoas que integram o grupo anterior, como idosos e trabalhadores de saúde, ainda podem ser imunizadas.
As vacinas são disponibilizadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios para o público-alvo, neste ano separados em três. (veja quadro abaixo)
A partir do dia 9 de maio será a vez dos professores, detentos e pessoas com comorbidades – como asma, diabetes e baixa imunidade.
O Dia D, espécie de mutirão para todos os grupos de risco, será no dia 12 de maio. Os grupos de risco contemplam pessoas consideradas mais vulneráveis ao vírus Influenza.
Segundo recomendação da OMS, a vacina de 2018 irá prevenir o público-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.
A meta determinada pelo Estado é vacinar pelo menos 90% do grupo prioritário. No Vale do Paraíba e região, a previsão é atingir cerca de 250 mil idosos (60 anos ou mais); 140 mil crianças (de seis meses a cinco anos); 67 mil de profissionais de saúde; 25 mil gestantes e 210 mil pessoas com comorbidades.
As três maiores cidades do Vale esperam ultrapassar a meta estabelecida, a exemplo do ano passado, quando foram vacinadas mais de 300 mil pessoas: 192 mil em São José dos Campos, 62 mil em Taubaté e mais de 65 mil em Jacareí.
Em 2017, foram 13 mortes confirmadas por gripe em Taubaté, uma em Jacareí e nenhum registro em São José. Neste ano, já foram quatro óbitos em Taubaté e nenhum nas demais cidades.