O núcleo de campanha da chapa Lula-Alckmin assistiu, nesta segunda-feira (8), a um vídeo produzido pela equipe de publicidade do marqueteiro Sidonio Palmeira sobre o Auxílio Emergencial de R$ 600.
A peça trata o benefício como uma medida eleitoreira do governo de Jair Bolsonaro (PL) para vencer as eleições, reforça que o pagamento é temporário e que Lula o tornará o permanente, se eleito.
A peça publicitária deverá ser veiculada na TV, a partir do dia 15 deste mês e traz também uma série de depoimentos pessoais sobre os programas sociais criados pelo ex-presidente.
Outro vídeo, sobre o mesmo assunto, porém mais despojado, será produzido para a internet. A dica de veicular nas redes sociais conteúdos mais pessoais, sem muita produção, foi dada pelo deputado André Janones (Avante-MG), em conversa com Lula na semana passada, quando declinou da disputa presidencial para ajudar o ex-presidente.
Nesta segunda, Janones participou da primeira reunião com grupo de campanha como coordenador, com a presença de Lula e Alckmin. Aliados de Lula evitam dimensionar o impacto do auxílio nas próximas pesquisas, mas avaliam que o pagamento trará alterações de cenário.
Além das críticas a duração do benefício e a intenção por trás da liberação de recursos aos mais pobres, os petistas pretendem investir mais no discurso em defesa pela democracia.
Aliados do ex-presidente acreditam que a campanha poderá atrair o voto útil com esse discurso e tentar resolver a eleição ainda em primeiro turno. Avaliação é de que eventuais reações anti-democráticas de Bolsonaro no sete de setembro podem atrair votos de Ciro Gomes e Simone Tebet.