A Prefeitura de Taubaté divulgou que na última segunda-feira (13) começou uma operação de combate aos escorpiões em 26 bairros da cidade. A medida atende ao pedido de moradores que relataram que o problema tem sido constante e o trabalho de prevenção precisa ser além da limpeza das áreas públicas.
A primeira etapa da campanha acontece até o dia 24 de fevereiro, atendendo especificamente os bairros Novo Horizonte, Chácaras Flórida e Cecap, onde mora a advogada e empresária, Rosana Ferreira da Silva, de 49 anos, que já encontrou um escorpião dentro de casa.
“Encontrei três escorpiões. Era uma ‘família’ que estava no banheiro da minha mãe, matei todos”, contou. “É preciso uma atuação de agentes no bairro. Conheço muitos amigos e vizinhos no Cecap 3 e 1, que encontraram muitos escorpiões. Acredito que é muito entulho pelo bairro que provoca isso”, completou.
De acordo com a prefeitura, a ação neste ano vai levar aos bairros agentes do setor de posturas para fiscalizar terrenos particulares e autuar os donos das áreas. Os fiscais vão conversar com moradores, visitar casas e promover a conscientização da população.
“Aqui já estamos vendo que o prefeito mandou um pessoal para capir mato, fazer a limpeza das ruas, mas nada de uma ação direta contra os escorpiões. Espero que a ação vá além de visitar as casas, mas limpar os terrenos baldios e tudo mais, porque os agentes da dengue somente olham a casa e não instruem o morador como cidadão, de não sujar a cidade e outras orientações”, contou Rosana.
A prefeitura informou que a campanha contra os escorpiões em Taubaté vai seguir durante todo o ano nos 26 bairros.