Caminhoneiros fizeram um protesto e saíram em carreata em São José dos Campos, na manhã desta terça-feira (11). Segundo estimativas dos organizadores, cerca de 100 caminhões participaram do ato.
Segundo o presidente do Sindtac (Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga do Vale do Paraíba), Everaldo Bastos, o protesto faz parte da União de Defesa da Cidadania e Combate a Corrupção, em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à Polícia Federal (PF). Ambas as instituições anunciaram recentemente um contingenciamento orçamentário e restringiram atividades devido ao corte de verbas do governo.
“Os caminhoneiros estão inconformados com essa medida irresponsável do governo e estão se sentindo inseguros. Passamos a vida nas rodovias. É um absurdo. Por isso, o protesto teve forte adesão. Os caminhoneiros se organizaram e tiraram o dia de trabalho para fazer esse protesto”, disse o presidente.
Segundo ele, caminhoneiros vindos de várias cidades da região participaram do ato em São José.
A carreata saiu, por volta das 10h, das proximidades do supermercado Makro, na Vila Tatetuba, passou por um trecho da Dutra, pegou a saída do Center Vale Shopping, seguiu até o início da avenida José Longo, onde entregaram uma carta de apoio ao delegado da Polícia Federal. Depois, pegaram o Anel Viário, por onde seguiram até perto do Paço Municipal e terminaram na Vila Tesouro, por volta do meio-dia.
Segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana, a manifestação foi monitorada o tempo todo por agentes de trânsito, mas nenhum prejuízo ao trânsito foi registrado.