Um sistema de monitoramento das câmeras do Centro de Operações Integradas (COI) será instalado na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São José dos Campos no próximo mês. As imagens captadas serão acompanhadas pelos policiais em tempo real.
A cidade tem 491 câmeras instaladas em todas as regiões da cidade, inclusive em prédios públicos como o Paço, UPA’s e UBS’s, escolas, parques e conjuntos poliesportivos.
De acordo com a Polícia Civil, as câmeras vão auxiliar os investigadores a resolverem inquéritos de crimes como assalto a bancos e explosão a caixa eletrônico, homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e tráfico de drogas.
“O recurso de imagens é muito importante porque uma imagem vale mais do que mil palavras. A gente já utiliza imagens, mas um sistema de monitoramento aqui vai ajudar muito porque vai deixar o processo mais rápido, já que temos que ir até a base do COI pegar as imagens. Quanto mais rápido temos informações, mais chances de solucionar o caso”, afirmou o chefe dos investigadores da DIG, Alexandre Silva.
Ampliação
Ainda de acordo com a prefeitura, nos próximos três anos, a meta é ampliar o total de câmeras para 700, integrando as forças policiais com a inclusão da Polícia Rodoviária e do Corpo de Bombeiros. Atualmente, a Polícia Militar e Defesa Civil acompanham as imagens de dentro do COI.
“Os equipamentos serão instalados em áreas estratégicas da cidade e também em bairros mais periféricos, além dos Portais Tecnológicos de Segurança para o rastreamento de quem entra e sai da região”, diz trecho da nota da prefeitura.