A Prefeitura de São José dos Campos vai usar as câmeras do Centro de Operações Integradas (COI) para multas de trânsito a partir desta segunda (5).
A fiscalização será com as câmeras das avenidas Madre Teresa, São José, Adhemar de Barros, José Longo, João Guilhermino, na região central, e Astronautas, na região sudeste. As vias foram sinalizadas informando sobre a fiscalização.
As vias terão fiscalização do uso das faixas exclusivas para ônibus, mas também de outras infrações, como uso de celular ao volante, falta do uso de cinto de segurança, estacionamento irregular, entre outras. O uso dos equipamentos de segurança para comprovar infrações de motoristas foi autorizado neste ano pelo Conselho Nacional de Trânsito.
A prefeitura informou que o uso das câmeras do COI para flagrar infrações dos motoristas tem como objetivo auxiliar o trabalho dos agentes de trânsito. A previsão é que outras vias do município também possam ser monitoradas pelas câmeras, mas ainda não há previsão de quando o sistema será expandido para outras regiões.
Avenida dos Astronautas
A prefeitura inicia a fiscalização do corredor de ônibus na Avenida dos Astronautas na próxima segunda-feira. A avenida é uma das principais vias da cidade com um fluxo diário de 40 mil veículos, entre eles ônibus fretados que levam funcionários da Embraer, do Inpe e do DCTA. O corredor na via foi implantado em 17 de agosto.
A faixa exclusiva para o transporte público e os ônibus fretados funciona no sentido centro-bairro, em dois momentos do dia – das 6h às 8h da manhã e das 16h às 18h – de segunda a sexta-feira. Já no sentido bairro-centro, a faixa é preferencial e o estacionamento sobre ela é proibido em dois horários – das 6h às 8h da manhã e das 16h às 19h.
Taubaté
Além de São José dos Campos, a cidade de Taubaté também utiliza o mesmo sistema para fiscalização no trânsito desde a última semana. O município conta com 127 câmeras de monitoramento do COI.
O motorista que descumprir as leis de trânsito e for flagrado pelas câmeras pode ser autuado em casos como estacionamentos proibidos, uso do celular, falta do uso do cinto de segurança e outros. A única infração que não é registrada pelo videomonitoramento é o excesso de velocidade, pois os radares são os únicos equipamentos aferidos exclusivamente para esta função.