As condições de balneabilidade das praias do litoral norte de São Paulo apresentaram piora em 2013, segundo relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgado na quarta-feira (7).
De acordo com a Cetesb, um dos fatores que contribuíram para a piora na balneabilidade foi o vazamento de óleo em um dos tanques da Petrobras em São Sebastião, no mês de abril do ano passado. O produto químico se espalhou pelo mar e atingiu principalmente São Sebastião e Caraguatatuba. Respectivamente, as cidades tiveram 66% e 67% das praias em situação regular.
“Essa região do litoral foi afetada em abril de 2013 por um vazamento de cerca de 3.500 litros de óleo combustível de uma linha de duto que liga um dos tanques do TEBAR (Terminal Almirante Barroso) ao píer deste terminal da Petrobras. O óleo foi levado por corrente em direção ao norte, atingindo praias e fazendas de maricultura em São Sebastião e Caraguatatuba o que tornou algumas praias impróprias para o banho, durante certo período”, diz trecho do relatório.
Segundo o levantamento, o município da região mais afetado nos indicadores foi São Sebastião – onde apenas 10% das 27 praias monitoradas permaneceram próprias durante o ano inteiro – em 2012 esse índice foi de 56%.
Em Ilhabela todas as 18 praias monitoradas ficaram impróprias por algum período do ano passado. Seis praias foram classificadas como ruins, exemplo da Armação, Pinto, Sino, Viana, Portinhos e Feiticeira. Outras duas, Itaquanduba e Itaguaçu, ficaram indicadas como péssimas. Todas elas ficam na costa do canal de São Sebastião.
Segundo a Cetesb, a piora foi observada nas 89 praias monitoradas em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Em todo litoral norte, o número de praias próprias para banho caiu de 54% para 22%. As praias consideradas ótimas também recuaram de 18% para 7%. Já a quantidade de praias ruins e péssimas subiu de 9% para 25%.
São consideras ruins e péssimas as praias que passam acima de 25% do tempo impróprias para banho durante o ano. Já o nível regular é aplicado para locais que permanecem até 25% do tempo impróprios. São classificadas como boas ou ótimas as praias que permanecem durante todo ano próprias ou excelentes.
Melhor desempenho
No litoral norte, Ubatuba foi o município que apresentou os melhores resultados de balneabilidade com 50% das praias classificadas como ótimas ou boas durante o ano. Nenhuma praia da cidade foi considerada péssima, segundo a Cetesb.