Os dados mais recentes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, divulgados nesta segunda-feira (25), apontam que Caçapava (SP) chegou a 12 mortes violentas entre janeiro e agosto deste ano. No entanto, em setembro – mês cujos dados ainda não entraram na estatística estadual –, a cidade contabilizou pelo menos cinco mortes entre homicídios e latrocínios.
Com os cinco casos neste mês, o município chegou a 17 mortes violentas no ano. Os números de setembro representam 29,4% do total de casos já contabilizados em 2023. O número em setembro é o maior para o mês desde o início da série histórica da SSP, em 2001. Também é o maior número no ano.
No mesmo mês do ano passado, Caçapava havia somado quatro homicídios dolosos e nenhum latrocínio. Já de janeiro a setembro de 2022, a cidade havia registrado 23 mortes violentas.
Latrocínio recente
O caso mais recente de morte violenta registrada em Caçapava aconteceu nos últimos dias. Um jovem de 18 anos foi baleado na cabeça durante um assalto na madrugada do último dia 22.
Segundo a Polícia, o crime foi cometido por três adolescentes, que conseguiram fugir, mas foram apreendidos no mesmo dia. A vítima, Mateus Campos Ferreira, não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta terça-feira (26).
O crime aconteceu em frente a uma adega na Rua José Bonifácio, no bairro Jardim Rafael. Câmeras de segurança registraram o momento da ação dos criminosos, que foram detidos nos bairros Eldorado e Vila Menino Jesus.
Foto: Reprodução/Street View