trecho da BR-262 em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde um caminhão-tanque bitrem tombou causando duas mortes, segue interditado em um dos sentidos nesta sexta-feira (26), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária que administra a via. O acidente ocorreu nesta quinta-feita (25), na altura do Km 363,8, por volta das 14h40.
Às 13h, a PRF informou que a pista no sentido da capital mineira havia sido liberada. A corporação afirmou ainda que a previsão de liberação do outro sentido da via era até o meio desta tarde.
Nesta sexta-feira (26), às 10h, já eram quase 20 horas de interdição. O caminhão tem dois tanques que estavam carregados de óleo diesel. Devido ao tipo de carga, a operação exige cuidados específicos e tem risco de explosão, conforme o policiamento.
Como houve vazamento na pista, a liberação só vai ocorrer após a conclusão do transbordo do restante do material inflamável, destombamento do veículo e da limpeza da via. O trabalho é acompanhado pelos bombeiros nesta sexta-feira (26).
De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, houve dano ambiental porque o vazamento atingiu um afluente do Rio Paraopeba, e o Núcleo de Emergências Ambientais, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, esteve no local para avaliar a extensão do prejuízo.
A PRF sugere desvio pela BR-381, onde o motoristas devem seguir direto até o trevo de Itatiaiuçu, entrar à direita na MG-431 até o trevo da MG-050 em Itaúna e sair no trevo da BR-262 em Pará de Minas.
O condutor do caminhão, que chegou ficar preso dentro do veículo, morreu no local. No início da noite desta quinta, os bombeiros tentavam localizar outra vítima que estaria debaixo do caminhão. O segundo óbito foi confirmado pelos militares.
Na noite desta quinta-feira (25), motoristas enfrentaram congestionamento nos dois sentidos da rodovia. O trecho é administrado pela concessionária Triunfo Concebra.