Artilheiro da Sul-Americana, com quatro gols em três jogos, Erik não está de olho só no título da competição. Além de buscar a vaga nas oitavas de final hoje, a partir das 19h15, contra o Sol de América, no Nilton Santos, o atacante do Botafogo mira um objetivo individual: o recorde de Rodrigo Pimpão, maior goleador do clube em torneios internacionais oficiais, com oito.
Destaque do Alvinegro na campanha da Libertadores de 2017, Pimpão marcou cinco vezes naquele ano. Na temporada passada, fez mais três na Sul-Americana e empatou com Sinval no topo da lista de “artilheiros internacionais” do clube — o ex-camisa 9 do Botafogo marcou todos os seus oito gols na campanha do título da Copa Conmebol, em 1993, quando foi o maior goleador do torneio.
Atrás da dupla que lidera o ranking estão outros grandes jogadores da história alvinegra. Com sete gols nas Sul-Americanas de 2007, 2008 e 2009, Lúcio Flávio é o vice-líder. Três craques empatam na terceira posição: Dirceu, Jairzinho e Túlio Maravilha, que anotaram seus cinco gols cada em edições da Libertadores.
Se mantiver a média de 1,33 gol por jogo nesta Sul-Americana, Erik pode se isolar como o maior artilheiro do clube em torneios internacionais ainda em 2019. Bastariam mais quatro jogos, ou seja, que o Alvinegro avance às quartas de final.
— É um momento muito especial que estou vivendo neste retorno ao clube, sou o artilheiro da equipe no ano — destacou ele, que tem dez gols no total na temporada: — Isso só me motiva mais para seguir nesta competição, que os torcedores gostam e eu também. Espero não só fazer gols, mas servir meus companheiros.
Com a vitória por 1 a 0 no jogo de ida no Paraguai, o Botafogo pode até empatar hoje em casa que se classifica às oitavas. Para conquistar a vaga, conta não só com Erik como com uma defesa que não foi vazada nesta Sul-Americana.
— Erik tem sido muito importante fazendo gols e tem sido um desafogo com a bola — destacou o técnico Eduardo Barroca: — O time ainda não sofreu gols na competição. Espero que a gente consiga fazer uma grande partida.