O incêndio no terreno de uma fábrica de adubos em Jacareí (SP) já dura mais de 15 horas e segue sem previsão para ser controlado. Homens do Corpo de Bombeiros começaram a combater às chamas por volta das 15h no local, na Avenida Industrial. Ninguém ficou ferido.
O terreno fica próximo a uma cervejaria da cidade e continha diversas pilhas de resíduos de madeira, facilitando a propagação das chamas. De acordo com os bombeiros, o foco começou em uma mata ao redor e acabou se espalhando pelo terreno. Durante a madrugada, bombeiros monitoraram a área para que o fogo não atingisse casas ao redor.
Nas primeiras três horas de operação, foram usados mais de 200 mil litros de água com o apoio de caminhões pipa do Saae, da Petrobras, Embraer e Prefeitura de Jacareí. Segundos os bombeiros, o fogo já destrui cerca de 12 mil metros quadrodos e pode durar até dois dias.
“No momento o incêndio está controlado, ainda tem muito material queimando, porém as chances de se propagar para o mato ou residências na parte de trás do depósito são nulas. Fizemos um corredor de quatro metros que vão impedir que as chamas se propaguem”, afirmou o tenente Rafael Brito.
Os bombeiros acreditam que o fogo tenha sido motivado por ação humana, mas as causas devem ser investigadas. “O mais importante a gente já fez que foi isolar o incêndio. Dependemos muito da umidade do ar, condição de clima e temperatura. Fica difícil estimar o tempo correto [para encerrar a operação], ainda tem muito trabalho para fazer”, disse Brito.