Um veleiro que estava sem contato com familiares há cinco dias foi encontrado pela Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quinta-feira (19) em alto-mar no Rio Grande do Sul. Os três tripulantes são argentinos e haviam saído de Ubatuba no último dia 30 com destino a Montevidéu, no Uruguai. Os ocupantes passam bem.
Os familiares acionaram a Marinha por não ter conseguido contato com os tripulantes desde a última sexta-feira (13). A embarcação deveria ter ancorado no Uruguai nesta segunda (16). Para ajudar na localização, foi solicitado o apoio da Aeronáutica. O veleiro Don Alberto foi localizado por uma aeronave P-95 a 65 quilômetros da costa de Torres, no Rio Grande do Sul.
Os tripulantes relataram à FAB que a embarcação ficou à deriva por cinco dias, devido ao avanço de uma frente fria. Com isso, as velas foram baixadas até haver estabilidade no tempo para seguir viagem. Neste período, eles não ficaram sem alimentos e água.
Apesar de terem sido encontrados, os ocupantes optaram por continuar na embarcação até que o tempo melhore para seguir para Imbituba, no sul de Santa Catarina.