O segundo idoso que estava perdido há cinco dias em uma área de mata em Piquete foi resgatado na manhã desta quarta-feira (6) pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi encontrado em uma área de difícil acesso no início da noite de terça (5) e foram necessárias mais de doze horas de operação para o resgate.
Segundo os bombeiros, o homem foi encontrado por volta das 19h, durante um sobrevoo do Águia da PM, que detectou um sinal de lanterna. O helicóptero tentou se aproximar, mas não conseguiu por causa da vegetação e baixa visibilidade na área.
Jarbas Barbosa, de 69 anos, estava perdido desde a sexta-feira (1°), dois dias após entrar na mata para uma trilha com o amigo, que foi resgatado no fim da tarde de terça-feira (5). De acordo com as equipes, ele estava debilitado por falta de alimentação e não podia caminhar até uma área onde o helicóptero pudesse fazer o resgate.
O local onde ele foi encontrado ficava a cerca de quinze horas de caminhada do local onde estava montada a base dos bombeiros. Uma equipe foi ao local e prestou os primeiros socorros a vítima. Ele tinha escoriações pelo corpo e estava desorientado pelo desgaste físico.
Nesta quarta, às 9h, o helicóptero conseguiu acessar uma área próxima e fez o resgate do idoso. Ele foi encaminhado para o Pronto-Socorro de Lorena, com quadro clínico estável. No fim da tarde ele já tinha tido alta.
“Ele contou que conhecia a área, mas perdeu a saída e com o desgaste físico da caminhada ficou desorientado e já não sabia mais como sair. Ele acabou se separando do amigo, mas conseguimos retirar os dois com vida”, diz o capitão Paulo Reis, que comanda a operação.
O amigo, Sérgio Espíndola, 63 anos, passou por atendimento médico e já foi liberado do hospital. Ele foi encontrado caído em uma área de isolada da mata, também de difícil acesso, por volta das 13h desta terça. Os bombeiros afirmaram que eles deixaram rastros que ajudaram na busca, como pacotes de alimentos e cabanas onde teriam passado a noite.
(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros )