A final da Copa Libertadores de Vôlei terá o confronto entre brasileiros e argentinos. Na noite desta terça-feira, 12, o Bolívar-ARG venceu a semifinal contra o Taubaté por 3 a 2, no ginásio do Abaeté, e vai ser o adversário do Sesc-RJ na decisão. As parciais do triunfo foram: 18/25, 25/18, 18/25, 25/21 e 13/15.
O Sesc-RJ garantiu a vaga na final também nesta terça-feira, ao vencer a semifinal do Sesi-SP no tie-break. A final será disputada nesta quarta-feira, 13, às 19h, no ginásio do Abaeté, em Taubaté. O SporTV transmite a partida ao vivo. Antes dessa partida, às 16h45, Taubaté e Sesi-SP se enfrentam no mesmo local para decidir o terceiro lugar.
O JOGO
Mais equilibrado em quadra, o Bolívar venceu o primeiro set contra o Taubaté. A equipe argentina apresentou bons saques e boas viradas de bola, enquanto os taubateanos cometeram muitos erros, principalmente no saque. Os ataques também foram um pouco abaixo e o bloqueio não foi eficiente. Diante dessa diferença, o Bolívar venceu o período por 25 a 18.
O Taubaté voltou melhor no segundo set. Tanto que abriu 4 a 0 logo de cara. O Bolívar chegou a reagir, mas não foi o bastante para virar o placar. Os pontos de bloqueio do Taubaté, que não apareceram na primeira parcial, foi um dos diferenciais da equipe na segunda etapa. O Bolívar, por outro lado, exagerou nos erros. No fim do período, vitória taubateana por 25 a 18.
O terceiro set começou equilibrado. Os times seguiram próximos no placar até a casa dos 15 pontos. Dali em diante, o Bolívar se distanciou do Taubaté. Enquanto os taubateanos começaram cometer mais erros, principalmente no ataque, os argentinos seguiram bem equilibrados no período e venceram por 25 a 18.
Após três sets com placares 25 a 18, o quarto teve uma diferença menor no fim. Prova do equilíbrio do período, o mais nivelado até então. Taubaté veio disposto a levar a partida para o tie-break, mas o Bolívar endureceu o jogo para fechar a partida em 3 a 1. Os times seguiram bem próximos no placar durante todo o período. Nos detalhes, os anfitriões venceram por 25 a 21 e foram decidir no tie-break a vaga na final.
O equilíbrio seguiu no set decisivo. O Bolívar até chegou a abrir três pontos de diferença sobre o Taubaté, mas os paulistas fizeram três pontos em sequência e empataram o jogo (7 a 7). Os times então passaram a seguir colados no marcador. No fim, os argentinos venceram por 15 a 13 e garantiram a classificação à final.