Uma multidão seguiu o bloco ‘Os Moiados’, em Nazaré Paulista, na tarde deste domingo (3). A atração, a mais conhecida do carnaval da cidade, tem como tradição lançar jatos d´água nos foliões. A expectativa era que o trio-elétrico arrastasse até 20 mil pessoas.
A concentração foi no Paço, no começo da tarde e o bloco começou às 14h30, sem atraso. Foram 40 minutos de trajeto pelo centro histórico.
O bloco foi criado em 2010 e esse costume de molhar os foliões foi inspirado no bloco Juca Teles, de São Luiz do Paraitinga. Para evitar o desperdício, a água usada é da chuva.
Além dos jatos d´água, liberados por oito caminhões-pipas, moradores jogaram água das janelas das casas no percurso do bloco, que terminou na praça Álvaro Guião.
Para a segurança do bloco, o secretário de Turismo de Nazaré Paulista, Rogério Gargiulo, explicou que foram adotadas medidas neste ano. “Mais policiamento, jornada menor e as mulheres da cidade gravaram mensagens contra assédio que estamos o tempo todo colocando com vinhetas de alerta com a mensagem de ‘não é não’”, disse.
O vocalista da banda ‘Os Moiados’, Renê Camargo, destacou a inteiração do trio-elétrico com o público. “Temos a trilha do bloco, mas também cantamos outras músicas”, disse.
A assistente social Glaucia Dionísio, de Piracaia, foi ao bloco com um grupo de amigas. “Já vim quatro vezes porque é o melhor carnaval da região, com marchinha, com água. É bem divertido”, disse.
Foliões de São José dos Campos também estavam animados. “Já estávamos molhados antes de começar. Todo mundo veio pra se molhar, pra curtir. Viemos com a família toda”, disse o folião Edno Alcir, acompanhado por 12 parentes.
Foto: Camilla Motta/G1