Depois da chuva, milhares de foliões acompanharam o blodo dos ‘Moiados’ em Nazaré Paulista (SP) – um dos mais tradicionais carnavais de rua da região. Eles percorreram por mais de uma hora as ruas da região central na tarde deste domingo (26).
Embalada pela banda Nazarentos, o público brincou no carnaval ao som do refrão ‘vamos moiá, até o dia clarear’. A atração começou às 15h.
Apesar do temporal minutos antes da abertura do bloco e da temperatura amena, a tradição de refrescar o público com água de mangueiras não foi deixada de lado. Neste ano foram usados 90 mil litros de água captadas da chuva a partir de dezembro do ano passado – a captação é feita desta forma para evitar desperdício que seria causado pelo uso de água tratada.
Foliões de outras cidades foram de excursão a Nazaré Paulista para seguir o bloco. Grupos de São José dos Campos, Minas Gerais e de outras cidades da região bragantina participaram da atração. Ao todo, eram esperadas 30 mil pessoas.
“A maior regra para manter a animação, é passar energia para que quem veio receba e espalhe isso. Nosso carnaval começou pequeno e hoje é um dos mais tradicionais da região”, disse Rene Silva Camargo, vocalista dos Nazarentos.
A foliã Caroline de Oliveira, de 22 anos, mora em Nazaré Paulista e conta que frequenta o bloco desde criança. “Esse bloco é muito bom, mesmo com a chuva. Nunca deixo de vir, porque independente se vamos nos molhar pela chuva ou com a água que vão jogar, o espírito é esse mesmo, brincar na água”, afirmou.
Outra foliã já avalia que é possível brincar sem se molhar. “Estou seca e não quero me molhar”, disse Cirlene Barbosa, que bem humorada exibia um guarda-chuva para se proteger.
A paulistana Juliana dos Santos está aproveitando o fim de semana prolongado na casa de parentes e diz que na família já é tradição ir todos os anos brincar no bloco dos ‘Moiados’. “Esse é o bloco que mais gostamos. A gente vem com as crianças e é uma diversão”, disse.