O tradicional bloco do motorista Barbosa, de São Luiz do Paraitinga (SP), se apresentou na tarde deste domingo (26) no carnaval em Tremembé (SP). Uma multidão acompanhou o bloco pelas ruas da cidade.
O bloco se concentrou na praça praça Geraldo Costa e começou o percurso por volta das 14h, percorrendo o centro e contagiando os foliões com o refrão já consagrado no carnaval de marchinhas luizense – um dos mais populares do Estado de São Paulo.
“Todos os anos eu vou para São Luiz do Paraitinga. Esse ano, infelizmente não teve carnaval lá, então vim para Tremembé especialmente para ver o Bloco do Barbosa. A marchinha fica no coração da gente”, disse a professora Cristiana Silva. Ela fez uma foto com o personagem central do bloco. “Essa vai pro Facebook”, garantiu.
Uma prima do Barbosa destacou o carisma dele. “Ele é uma pessoa maravilhosa, todo mundo gosta dele, contagia os carnavais; é a estrela da família”, elogiou Hortência Custódio.
Barbosa avalia que é importante levar a cultura de São Luiz do Paraitinga a outras cidades. “Já que infelizmente não teve lá, é uma satisfação poder trazer alegria para o povo de Tremembé e do Vale. É muito gratificante”, analisou.
Sobre ser ídolo dos foliões, ele lembra que antes de ser uma figura famosa na folia, nem gostava de carnaval. “Então, pra você ver, eu que nem gostava de carnaval, já pensou? Agora é minha vida, é uma satisfação poder estar aqui com esse público maravilhoso”, disse.
Programação
Neste ano, o bloco do ‘Barbosa’ não deve desfilar em São Luiz do Paraitinga por causa do cancelamento da programação oficial folia, anunciada no fim de janeiro pela prefeitura com a justificativa de falta de recursos para custear a estrutura para a festa. O bloco saía normalmente às terças-feiras de carnaval.
Apesar do impedimento, foliões percorreram as ruas de Paraitinga no sábado (25), seguindo o bloco Juca Teles. O bloco saiu atendendo as restrições impostas pela prefeitura.