Com descontos que chegam a 70%, os shoppings de São José dos Campos e Taubaté apostam no horário estendido de funcionamento nesta sexta-feira (24) para a Black Friday – data oficial das super promoções no comércio.
O CenterVale Shopping, em São José dos Campos, vai funcionar das 10h às 23h – aberto até 1 hora mais tarde – e as promoções aplicadas para a Black Friday continuam valendo no sábado (25) e no domingo (26). Os segmentos mais procurados pelos clientes, segundo o centro de compras, são eletroeletrônicos e telefonia.
O Vale Sul também vai atender em horário especial nesta Black Friday. Todas as lojas do shopping ficarão abertas das 10h às 23h.
O objetivo do horário estendido é atender à demanda do dia, que tradicionalmente oferece uma série de descontos nos mais diversos produtos. Os descontos chegam a 70%. O estabelecimento espera receber 100 mil pessoas – mais que o dobro do registrado em dias considerados normais, de 45 mil pessoas
O Colinas Shopping, ficará aberto das 10h às 22h. Diversas lojas estarão com preços promocionais, com brinquedos, óculos, acessórios, roupas e calçados, além de refeições, até 70% mais baratos. O estacionamento do shopping também vai conceder 50% de desconto para os clientes que fizerem compras de qualquer valor durante a Black Friday.
No Via Vale Garden Shopping, em Taubaté, algumas lojas vão funcionar em horário especial nesta sexta-feira. A Lojas Americanas funcionará das 7h à meia-noite e as lojas Renner, Havan e Riachuelo das 8h às 23h. Já no sábado (25) todas as lojas funcionam das 10h às 23h. No domingo (26) o horário de funcionamento das lojas do shopping será normal, das 13h às 20h. O estabelecimento estima um aumento de 12% em vendas, em relação ao ano anterior.
No Taubaté Shopping, o horário de funcionamento será das 9h às 22h – o local vai abrir uma hora mais cedo. As promoções seguem até domingo (26), contando com a participação de mais de 70 empreendimentos, entre lojas e quiosques com descontos que chegam a 70%.
Os produtos mais procurados são perfumaria, vestuário, smartphones, TVs, eletrodomésticos e notebooks.
Procon
O Procon terá atendimento especial para os consumidores registrarem suas reclamações. Pelo telefone 151, das 6h às 22h, nesta sexta. No atendimento eletrônico será disponibilizado um formulário especial no site para reclamações e denúncias.
Também foi criada a hashtag especial #ProconSPdeolhonaBlackFriday em que os internautas poderão utilizar para denunciar problemas como “maquiagem de desconto”, situação em que o fornecedor eleva o preço do produto antes de anunciar a promoção, cancelamento da compra sem justificativa, preços abusivos de fretes, entre outros que possam ocorrer.
“Verificando que houve um aumento do preço para que depois tivesse uma redução e você tivesse a falsa perspectiva do desconto, entre em contato com o Procon. Traga essas informações para que a gente averigue e, constatando essa irregularidade, o Procon autua o fornecedor”, disse Jaqueline Ignácio, coordenadora do Procon de São José.
O órgão orienta que o cliente procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato) e se tiver algum problema, localizar a empresa para possível solução. Analisar a necessidade de compras e definir o orçamento máximo que pretende gastar, não comprometer mais de 30% dos seus rendimentos com dívidas, prestações, financiamentos e/ou parcelamentos, verificar os preços antecipados e ficar atento a falsas promoções podem ajudar na hora da compra.