Campeã do WTA 125 de Saint Malo, a paulista Beatriz Haddad Maia começou a semana dando um bom salto no ranking. Ela ganhou 13 colocações e agora é a 52ª colocada na lista da WTA, sua melhor posição da carreira até então.
Bia disputará nesta semana o WTA 125 de Paris, onde será a cabeça de chave número 3 e terá uma estreia difícil contra a australiana Daria Saville. A canhota paulista tem chance de entrar pela primeira vez no top 50, já que está apenas 24 pontos atrás da atual 50ª colocada, mas precisa de outra boa campanha no torneio e torcer contra rivais mais próximas, algumas delas inscritas em Roma.
A canhota paulistana supera assim seu melhor ranking anterior, que era o 58° lugar, obtido em setembro de 2017. Mesmo que não consiga nesta semana o avanço, terá oportunidade em Roland Garros, onde garantiu vaga direta na chave principal.
Também foi para cima nesta segunda-feira a paulista Laura Pigossi, que aos poucos vai se aproximando do sonhado top 100. A atual número 2 do Brasil ganhou mais duas colocações e agora é a 125ª do mundo. Ela e Bia são no momento as duas únicas brasileiras no top 200.
Depois delas, a terceira mais bem colocada é a gaúcha Gabriela Cé, que ultrapassou a paulista Carolina Meligeni Alves com sua grande ascensão de 60 lugares, graças aos pontos somados nos dois ITF W100 das últimas semanas nos Estados Unidos, com a semifinal em Charleston e quartas em Bonita Springs. Ela agora é a 232ª do mundo.
Cé ainda está um pouco abaixo da sua melhor marca, tendo alcançado o 221º posto em setembro de 2019. Logo abaixo dela vem Carol Meligeni, que perdeu quatro lugares nesta semana e caiu para a 236ª colocação.