Atual bicampeã da Superliga, a franquia do Vôlei Taubaté está de malas prontas para Natal, no Rio Grande do Norte. A mudança nos rumos do projeto acontece após a Prefeitura de Taubaté romper parceria com a Funvic, gestora do projeto, que buscou novos acordos para a equipe.
O anúncio oficial deve acontecer nesta quinta-feira, 11, em coletiva de imprensa agendada pela Funvic. Apesar disso, o acordo para Natal ser a nova sede do projeto.
A iminente saída do projeto de Taubaté já vinha se desenhando desde que a prefeitura rompeu a parceria com a Fundação Universitária Vida Cristã (Funvic) em junho. Na época, a administração municipal alegou “problemas de ordem administrativa, e principalmente, financeira de temporadas passadas”. A Funvic nega.
O Vôlei Taubaté já vinha passando passa por uma reformulação após a conquista da Superliga. As principais estrelas da equipe, como Bruninho, Maurício Borges, Lucão, Douglas Souza e Maurício Souza deixaram o time. Rapha, um dos símbolos do projeto, também deixou o time.
Sem o apoio da prefeitura, mas inscrito na Superliga, a Funvic passou a buscar novos parceiros. Nas últimas semanas, liberou os atletas da preparação para o Paulista de Vôlei e costurou o acordo para ter Natal como futuro do projeto.
Nesta semana, a Confederação Brasileira de Vôlei divulgou os inscritos para a Superliga, com a Funvic entre as equipes. Com isso, a equipe que terá Natal como sede está habilitada para atuar na elite do vôlei nacional.
A CBV informou não ter recebido nenhum contato para validar a transferência e que, caso haja o interesse, “a mudança de cidade de um time participante da Superliga é permitida pelo regulamento, necessitando o pagamento de uma taxa estabelecida de R$ 300 mil”.
Os jogos da franquia em Natal devem acontecer no ginásio Palácio dos Esportes, com 1,5 mil lugares, ou no Nélio Dias, com capacidade para 12 mil torcedores.
O Vôlei Taubaté conquistou 14 troféus. Foram dois da Superliga, seis títulos do Paulista, dois da Supercopa, um da Copa Paulista, dois da Copa Brasil e um do Torneio Super Vôlei.
Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV