O romeiro que vai ao Santuário Nacional em Aparecida (SP) vai poder fazer uma visita guiada por padres na versão 3.0. Um aplicativo de celular lançado na última semana projeta padres que, virtualmente, acompanham os devotos por 19 pontos do templo por meio de ‘realidade aumentada’ – a tecnologia é semelhante a usada em museus europeus, como em Portugal e Holanda.
O ‘Santuário Play’ propõe ampliar a experiência do fiel para além do que se vê, por meio de projeções. O aplicativo levou três meses para ser desenvolvido e uma das etapas foi a captação da imagem e voz dos religiosos, que guiam o romeiro pelo complexo. Ao passar pelos totens interativos, o romeiro vê esses padres projetados na tela do celular.
As projeções também trazem informações e dados sobre os espaços. A visita guiada passa pelo bondinho, campanário, capela das velas, espaço dos devotos mirins, matriz basílica (basílica velha), mirante do morro do cruzeiro, memorial da devoção, museu de Nossa Senhora Aparecida, passarela da fé, presépio, sala das promessas, lojas oficiais, capela do batismo, capela da ressurreição, imagem de Nossa Senhora de Fátima, cúpula, praça de alimentação e casa do pão.
De acordo com o diretor de marketing do santuário, Marcos Spalding, o objetivo principal é o acolhimento dos romeiro no templo, que é o maior dedicado à Maria no mundo.
“Quando o romeiro chega, ele quer ter a chance de ver um dos padres redentoristas. Para garantir essa proximidade, criamos a ferramenta. A imagem usada e o áudio são dos próprios padres. Com isso, ele faz a acolhida e proporciona uma visita de qualidade, com informação”, disse.
Para usar o aplicativo é necessário ter acesso à internet e baixar a ferramenta na loja dos aparelhos do sistema Android, Windows Phone e iOS gratuitamente.
(Foto: Divulgação/Santuário Nacional)