Um avião de pequeno porte caiu, na manhã desta sexta-feira (29), em Sobradinho, no Distrito Federal. O acidente foi na região da Rota do Cavalo – área rural – por volta das 9h, e deixou o piloto ferido.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem de 76 anos sofreu um corte na cabeça. Ele era o único ocupante da aeronave. Após os primeiros-socorros, ele foi levado para o Hospital Regional de Sobradinho. O estado de saúde “é estável”.
Testemunhas contaram aos bombeiros que, primeiro, o avião “quicou no solo e, depois, caiu de cabeça para baixo”, portanto, tombou.
Ainda de acordo com os militares, não houve vazamento de combustível. Ao todo, 25 bombeiros participaram do socorro. Um helicóptero também prestou apoio à ocorrência.
Modelo experimental
A aeronave é do modelo P-56C, com um motor. Normalmente, o modelo é utilizado por aeroclubes e escolas de pilotagem, para treinamento.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), trata-se de uma aeronave de “caráter experimental”, por ser de “construção amadora, que não é submetida a uma longa campanha de testes, diferentemente de um avião com certificado de aeronavegabilidade convencional”.