A Audi exibiu nesta sexta-feira (9) o R8 LMX. De acordo com a montadora, o coupé será o primeiro modelo produzido em série dotado da tecnologia de faróis de laser. Anteriormente, a BMW havia mencionado que o híbrido i8 seria o pioneiro nesse sentido, mas sua chegada ao mercado ocorrerá apenas no quarto trimestre deste ano, enquanto a série especial do R8 estará à venda já no terceiro trimestre.
Em termos práticos, o grande benefício proporcionado pelos faróis de laser é a maior amplitude da área iluminada. A Audi afirma que, combinado com a tecnologia Matrix LED, o sistema é capaz de iluminar uma distância duas vezes maior do que um sistema de faróis de LED convencional.
A uma velocidade igual ou superior a 60 km/h, um sistema suplementar entra em ação para aumentar a segurança durante a condução. Com o auxílio de sensores e câmera, ele identifica outros veículos que trafegam na via e faz com que os faróis ajustem sua emissão, com o objetivo de não ofuscar a visão dos demais motoristas.
Sob o capô, o R8 LMX é equipado com motor 5.2 V10, oferecendo 562 cavalos de potência e 55 kgfm de torque. O bloco é atrelado a um câmbio S tronic de sete marchas e há sistema de tração integral. Desse modo, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e alcança a velocidade máxima de 320 km/h.
Apenas 99 unidades do R8 LMX serão fabricadas pela Audi. O preço de cada uma delas foi definido em 210 mil euros (valor praticado no mercado alemão).