Alvo de comentários racistas na internet, a atriz Cris Vianna registrou o caso na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) como injúria por preconceito. A assessoria de imprensa da artista, que já havia informado que Cris tomara “todas as providências cabíveis”, disse ainda que a atriz está à espera de ser chamada para depor. O registro foi feito na terça (1º) e divulgado nesta quarta-feira (2).
Na sua página pessoal, a atriz escreveu: “Não posso me calar. Usarei minha voz por muitos que sofrem este tipo de ataque racista diariamente e voltam para casa, calados, cansados de não serem ouvidos, para chorar sozinhos. A vergonha e a tristeza que sinto hoje são por estas pessoas pequenas, pobres de espírito e de coração vazio. A essa minoria cega e burra, minha pena. Como todos vocês tenho orgulho da minha pele, do meu cabelo, da minha origem e de tudo o que sou”.
No dia 31 de outubro, a atriz Taís Araújo também foi alvo de comentários racistas na internet. Na manhã seguinte a hashtag #SomosTodosTaísAraújo, em defesa da artista, virou trending topic no Twitter. A Polícia Civil está investigando esse caso também.
Em julho, a jornalista Maria Júlia Coutinho também foi alvo de internautas. Na ocasião, o Ministério Público solicitou à Promotoria de Investigação Penal que acompanhasse o caso, com rigor, junto à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI).
Até o início da tarde desta terça, segundo a polícia, Cris Vianna não tinha feito registro de ocorrência na delegacia.
Os responsáveis podem ser condenados por injúria racial, cuja pena pode chegar até três anos de prisão.