Depois de um início ruim de Libertadores, o Atlético-MG iniciou uma reação que pode ser consolidada nesta quarta-feira, em confronto contra os chilenos do Colo-Colo, às 19h45 (de Brasília), no Independência. Para avançar, os atleticanos precisam vencer por dois gols de diferença, situação que não é novidade na história recente do clube na principal competição de clubes das Américas. O Terra acompanha o duelo minuto a minuto a partir das 19h30.
O Atlético-MG ocupa a terceira posição no Grupo 1 com seis pontos conquistados, três atrás dos chilenos, que ainda possuem saldo de um gol positivo. Em caso de triunfo atleticano por dois gols de diferença, o clube iguala o Colo-Colo em número de pontos e supera o adversário nos critérios de desempate, obtendo a classificação.
Se depender do retrospecto contra times do Chile jogando em Belo Horizonte, a torcida alvinegra pode ficar tranquila, isso porque, sempre que encarou chilenos na Libertadores, o Atlético-MG conseguiu vitórias por dois ou mais gols de diferença. Foi assim contra o Unión Española, Palestino e Cobreloa, sendo que este último foi goleado por 6 a 0, no Mineirão.
Além dos números favoráveis contra equipe chilenas, o Galo conta com a boa fase do atacante Lucas Pratto, que já marcou oito gols na temporada, dois no clássico do último domingo. O jogador já atuou no futebol chileno defendendo as cores do Universidad Católica, e já foi campeão em cima do Colo-Colo. O atleta espera continuar levando a melhor contra o adversário desta quarta-feira.
“Em 2010, ganhamos o título disputando com o Colo-Colo e depois ganhamos um clássico por 4 a 2 em que fiz um gol. É uma equipe difícil, que joga bem. Mas a gente tem um time muito agressivo, que não desiste nunca. Espero que possamos seguir com essa fase positiva”, declarou.
Sobre o time que vai entrar em campo, o técnico Levir Culpi ainda tem algumas dúvidas e só deverá revelar a escalação na hora do jogo. O lateral direito Marcos Rocha se recupera de uma lesão no tornozelo em dificilmente estará em campo. Se o desfalque foi confirmado, Patric terá nova chance no time titular.
No clássico contra o Cruzeiro, Levir Culpi apostou em Carlos César na lateral direita, e o atleta não comprometeu, mas diante do Colo-Colo, o jogador não tem condições de jogo já que não foi inscrito na primeira fase. Outro problema para o treinador atleticano é na zaga, com o capitão Leonardo Silva, que também se recupera de contusão e não participou dos dois últimos jogos do Galo, sendo substituído por Edcarlos.
Para o Colo-Colo, um empate no Horto já seria suficiente, mas a equipe comandada pelo técnico Tapia pode ter até sete desfalques, que podem tornar a missão do Atlético-MG mais fácil na partida. Até o momento, cinco baixas já foram confirmadas, e não seguiram o com o time para o Brasil, são elas: O goleiro Villa, o atacante Suazo, o lateral Beausejour, o armador Valdés e o atacante Delgado.
Como se não bastasse, os cinco desfalques certos, o armador argentino Emiliano Vecchio e o atacante Felipe Flores, que estão com o time no Brasil ainda não tem presença certa no jogo desta quarta-feira. Os dois jogadores reclamam de dores musculares e ainda serão reavaliados pelos médicos do Colo-Colo.