O Athletico provocou pelas redes sociais por causa do pênalti que resultou no empate do Vasco, por 1 a 1, neste domingo, em São Januário, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O lance polêmico aconteceu aos 19 minutos do segundo tempo. Danilo Barcelos cobrou falta, e a bola bateu no braço de Rony, que estava na barreira dentro da área. O árbitro Anderson Daronco checou o lance no VAR e marcou o pênalti – Danilo Barcelos cobrou e empatou o jogo.
Em seu perfil no Twitter, o Athletico reclamou da marcação da arbitragem e usou da ironia para anunciar o gol do time vascaíno:
O técnico Tiago Nunes, em coletiva após a partida, também considerou equivocada a decisão de marcar o pênalti contra o Athletico e apontou outro lance parecido que não foi considerado falta para o Furacão.
– A gente ficou chateado porque acredita que o lance foi mal interpretado. A gente não viu o braço do Rony abrindo para que pudesse considerar pênalti. Se esse foi o critério, deveria ter dado em um mesmo lance que aconteceu em um cruzamento do Madson que bateu no Danilo Barcelos, que estava com o braço mais aberto – disse.
O jogo ainda teve a participação do VAR aos 40 minutos do segundo tempo, com gol anulado do Vasco. Após grande confusão, o zagueiro Henríquez chutou dentro da área, e Santos fez grande defesa.Na sobra, Raul chutou forte e contou com desvio de Lucas Halter para colocar no fundo da rede. O lance, no entanto, é invalidado após consulta ao VAR, apontando falta de Henríquez no goleiro atleticano
Outras reclamações
O Athletico reclamou da arbitragem neste Brasileirão em outras duas ocasiões. O primeiro foi derrota para o Botafogo, por 2 a 1, no Nilton Santos, na 14ª rodada, quando cobrou dois pênaltis não marcados – e não consultados pelo VAR.
Depois, no empate com o Santos, por 1 a 1, na 18ª rodada, na Vila Belmiro, em um pênalti apontado nos acréscimos. Na ocasião, o diretor de futebol, Paulo André, fez críticas à arbitragem em entrevista coletiva, e o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Mario Celso Petraglia, soltou o verbo em uma postagem nas redes sociais, falando em “incompetência ou corrupção”.
Com o resultado, o Athletico fica na nona posição do Campeonato Brasileiro, com 27 pontos – o Furacão já está garantido na fase de grupos da Libertadores de 2020 por causa do título da Copa do Brasil.
O próximo jogo do Athletico será na quinta-feira, quando encara o Fortaleza, na Arena da Baixada, às 21h30 (de Brasília), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.