Um ataque informático levou a que dois serviços online para jogadores da PlayStation ficassem temporariamente inacessíveis aos utilizadores durante este fim-de-semana. A Sony assegura que a informação dos utilizadores não esteve em risco, afastando a possibilidade de uma reedição do episódio de 2011, quando uma enorme quantidade de dados pessoas e bancários foram roubados.
A falha nos serviços PlayStation Network e Sony Entertainment Network, que permitem jogar online e aceder a conteúdos como vídeos e música, foi provocada por um ataque de negação de serviço, nos quais um serviço é bombardeado com um grande número de pedidos de acesso, tornando-se mais lento a responder e podendo acabar por ficar inacessível. É um tipo de ataque que não implica intrusão nos sistemas afectados.
“Não encontrámos indícios de uma intrusão na rede nem de acesso não autorizado a qualquer informação pessoal dos utilizadores”, assegura a Sony, numa nota publicada no blogue oficial da PlayStation.
A autoria do ataque foi revindicada por uma conta no Twitter com o nome de utilizador LizardSquad. A mesma conta publicou uma mensagem, dirigida à companhia de aviação American Airlines, a dizer que um avião em que voava o presidente executivo da Sony Online Entertainment (a divisão da Sony responsável pela PlayStation e com sede nos EUA) tinha uma bomba a bordo. O avião acabou por ser desviado para um aeroporto diferente daquele em que estava previsto aterrar.
Há três anos, a PlayStation Network e um outro serviço da Sony foram alvo de uma intrusão em que foram roubados dados de dezenas de milhões de utilizadores, naquele que é um dos maiores casos do género a ter vindo a público. A falha de segurança teve grandes danos de reputação para a Sony, que não informou imediatamente os utilizadores. Os executivos acabaram por pedir publicamente desculpas.