Depois que a Apple confirmou para hoje seu tradicional evento de lançamento de produtos, uma certeza, embora não confirmada pela empresa, já toma conta do mercado: o iPhone 6 já está pertíssimo das prateleiras. Tanto que os applemaníacos há cinco dias dormem em filas em frente à famosa Apple Store de Nova York para serem os primeiros a ter em mãos o novo modelo, fato que ocorre também em outros locais dos Estados Unidos. Interessante é que estar nessa fila não é garantia de compra do produto, uma vez que a Apple pode anunciar o aparelho hoje, mas nada a impede de levá-lo às lojas dias depois. Aliás, fontes dos Estados Unidos informam que os novos modelos só serão postos à venda a partir do dia 19. É aguardar para ver.
No convite enviado pela Apple aos jornalistas norte-americanos para o evento, uma frase é exibida de forma a aumentar as expectativas: “Nós gostaríamos de poder dizer mais”. Trata-se de uma estratégia de marketing da empresa que, claro, vai anunciar outras novidades, mas que a principal estrela será o iPhone 6, não restam dúvidas.
Para deixar ainda mais claro que o iPhone 6 será apresentado hoje, um vazamento na internet, na madrugada passada, indica que várias pessoas já tiveram acesso ao aparelho. São imagens divulgadas que mostram o novo modelo em funcionamento lado a lado com sua versão anterior, a 5S. As fotos foram obtidas em algum ponto da China, onde a Apple usa mão de obra local para produzir muitos de seus produtos, e servem bem para mostrar o tamanho do aparelho junto ao modelo (ainda) atual. É possível notar pelas imagens que no sistema operacional há um espaço maior de tela, resultando em mais uma linha de ícones (a sexta), dispostos no dock.Pelas imagens vazadas, é possível identificar que a versão do aparelho exibida oferece 64GB de espaço de armazenamento. E, ao que tudo indica, parece estar rodando com o sistema operacional na versão iOS 8.0. Mas, pelo menos observando-se essa primeira foto, não dá para notar praticamente nenhuma mudança no visual do sistema. Entretanto, tudo será revelado hoje, em evento com cobertura mundial. O evento será realizado no Flint Center for the Performing Arts, na cidade de Cupertino, Califórnia, e ocorre quase um ano depois da apresentação oficial dos iPhones 5S e 5C.
Vale ainda ressaltar outra novidade que a Apple pode mostrar hoje, além do seu relógio inteligente (que também já é uma certeza). É o iPad Air 2, equipamento que geralmente a empresa da maçã guarda para ser revelado em um evento à parte. Mas a apresentação do novo tablet pode ocorrer hoje devido ao fato de que a versão provavelmente terá só atualizações sutis em termos de design. Especula-se ainda que o modelo apresente recursos como o Touch ID, ampliação da memória RAM para 2GB e recursos de multitarefa com tela dividida.
Como “ele” deve ser
Duas versões do iPhone 6 com tela mais resistente, feita de safira, devem ser anunciadas hoje. Os modelos deverão vir com displays de 4,7” e 5,5”, que são maiores do que os do iPhone 5C e 5S, que adotam a de 4”. Uma das críticas ao iPhone 5 era justamente com relação ao seu pequeno ecrã, de cerca de 10cm – bem menor dos que os 13cm do Galaxy 5 da Samsung. Com certeza, os novos produtos também ganham um novo design. A traseira de metal é uma delas. Os aparelhos serão apresentados com o iOS 8, a nova versão do sistema operacional para dispositivos móveis da Apple anunciada em junho. Tanto a versão com tela de 4,7” quanto a de tela de 5,5” chegarão às lojas com três capacidades de armazenamento: 32GB, 64GB e 128GB. Parece que a empresa vai deixar de lado de uma vez os modelos de com 16GB.
A versão 6 deverá vir ainda mais inteligente. No fim de agosto, o jornal britânico Financial Times informou que a Apple estava trabalhando com um fabricante holandês para o desenvolvimento de um chip NFC (de near field communication, campo próximo de comunicação na tradução livre do inglês). A tecnologia permite conectar diferentes aparelhos e fazer com que eles se comuniquem a uma curta distância. O recurso já é adotado por alguns aparelhos Android, o que deixa os modelos da Apple um passo atrás. NFC, portanto, pode ser mais uma das boas novidades do novo iPhone.
E justamente devido à implementação de um chip NFC, se confirmado, e com as parcerias que a Apple firmou com as operadoras de cartão de crédito Visa, Mastercard e American Express, o iPhone 6 poderá ainda se tornar um instrumento capaz de fazer pagamentos, como se fosse um cartão multibanco. O usuário teria apenas de associar sua conta bancária ao smartphone, da mesma forma que faz para comprar serviços na App Store ou músicas no iTunes.