Após transferir 22 membros da cúpula do PCC de presídios de SP para penitenciárias federais. O governado do estado de São Paulo reforçou o efetivo na ruas e proximidades de unidades prisionais para evitar possíveis ataques. Entre os detentos transferidos, está Marco Willians Herbas Camacho “Marcola” apontado como líder da facção criada na década de 90 em Taubaté, e que hoje está presente em SP, diferentes estados e Países.
A facção arrecada anualmente mais de R$ 400 milhões de reais segundo o Ministério Público, a maior parte da renda proveniente da venda de drogas.
A Operação denominadora São Paulo mais segura acontece em todo estado.
* Detidos durante operação
Durante operação de Força Tática de Pindamonhangaba em averiguação de denuncia de que indivíduos estariam transportando entorpecentes para o Presídio Dr. Edgar Magalhães de Noronha (PEMANO), foi desencadeado o cerco e foi abordado o veículo Fiat Uno Prata no Bairro Campo Alegre, sendo conduzido por um homem de 32 anos, e os passageiros de 26 anos e 18 anos (ambos passageiros com passagens pela Polícia), em revista veicular foi localizado uma mochila contendo um revólver Calibre 32, com 5 munições intactas, 6 tabletes de Maconha ( 2kg), alicates e celulares. O trio foi conduzidos ao Plantão Policial e detido em flagrante.