A Federação Paulista de Futebol irá acatar sugestão do governo de São Paulo e restringir a presença de público nos estádios do estado a 70% da capacidade. A medida se aplicará ao Campeonato Paulista, que começa no dia 23, sem prazo para terminar.
O comitê científico do governo estadual divulgou nesta quarta-feira a orientação para que cada prefeitura analise seu cenário epidemiológico e determine restrições, se assim entender, de ao menos 30% na diminuição do público em eventos esportivos.
– Todos os eventos devem exigir comprovante de vacinação completo, e se possível teste PCR. E recomendamos às prefeituras que reduzam a ocupação desses eventos. A sugestão é de fazer uma redução de 30% na capacidade de público, mas deixamos em aberto que isso fica a critério dos municípios – explicou o coordenador do comitê científico, João Gabbardo.
Em entrevista coletiva, o governador João Doria (PSDB), afirmou que a Copa São Paulo, em andamento, não deve ter a capacidade de seus estádios restringida por já reunir público menor do que torneios profissionais.
Os estádios de São Paulo permaneceram fechados aos torcedores de março de 2020 até outubro do ano passado, quando as restrições foram caindo gradualmente até a permissão para 100% da capacidade de cada arena em novembro.
Até o momento, o Estado não indicou a paralisação dos campeonatos, como ocorreu em 2020 e 2021.
Segundo dados do governo, publicados, a ocupação de leitos de UTI para Covid subiu de 26% para 35% em uma semana.
A média móvel de pacientes internados em UTI está em 1.400. Há uma semana, ela era de 1.098, aumento de 28%. Na enfermaria, a média de internados também aumentou: passou de 1.641 para 2.567 em uma semana, crescimento de 56%.
Veja a nota da Federação Paulista de Futebol:
“A Federação Paulista de Futebol foi informada nesta quarta-feira sobre a determinação do Comitê Científico do Governo do Estado de São Paulo, referente à limitação do público em 70% nos estádios paulistas a partir de 23 de janeiro, data de abertura do Campeonato Paulista.
Desde o início da pandemia de Covid-19, a FPF e os clubes paulistas têm seguido todas as diretrizes técnicas e científicas no combate à doença e, desta maneira, a determinação do Governo de São Paulo será cumprida.
A FPF e os clubes reforçam a todos torcedores a obrigatoriedade do ciclo de vacinação completo ou de teste negativo de Covid-19 para o ingresso aos estádios, além da necessidade do uso de máscaras.