Aparecida vai ser a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o laboratório móvel que vai fazer testes para identificar novas variantes da Covid-19. O equipamento foi anunciado nesta quarta-feira (4) pelo governador, João Dória (PSDB), e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.
De acordo com o instituto, o equipamento vai rodar o estado de São Paulo e começa em Aparecida, no Vale do Paraíba, onde chega na sexta-feira (6) e fica por uma semana. O laboratório móvel é único no Brasil e na América Latina e tem capacidade para 300 análises por dia.
A escolha da cidade de Aparecida é porque ela apresenta um grande fluxo rodoviário com o estado do Rio de Janeiro, que está com uma alta prevalência da variante delta.
O município abriga o Santuário Nacional de Aparecida que, com as flexibilizações do Plano de Transição, foi reaberto ao público, movimentando turistas de todo o país.
A cidade solicitou ao governo que fosse a primeira contemplada para o rastreio de variantes depois que o Vale do Paraíba teve dois casos confirmados da variante Delta, em Pindamonhangaba e Guaratinguetá, cidade vizinha a Aparecida.
O governo não informou se há pedidos de outras cidades do Vale para receber o equipamento. Depois de Aparecida, o container deve seguir para Santos, onde foram identificadas três pessoas contaminadas em um navio no Porto.