Ao contrário das principais cidades do Vale do Paraíba, Aparecida (SP) tem alcançado saldos positivos na geração de empregos na região. O município foi o que mais abriu postos de trabalho entre janeiro e outubro, com a criação de 698 novas vagas, segundo o Ministério do Trabalho.
O saldo coloca Aparecida com melhor desempenho do que São José dos Campos e Taubaté – as duas maiores cidades da região e que registram saldo negativo na criação de emprego ao longo de 2015. A alta tem sido impulsionada, principalmente, pelo turismo religioso no município.
Somente o Santuário Nacional abriu cerca de 65 novas vagas por mês neste ano. “Nós temos um grande fluxo de romeiros durante o ano. E nós precisamos manter o padrão do acolhimento desses romeiros que aqui vem e o Santuário não pode parar”, afirma a gerente de recursos humanos.
Com o grande fluxo de turistas, o comércio também tem feito investimentos. Bruno Henrique Claro é gerente de um restaurante na cidade que está passando por ampliação. “Estamos querendo aumentar o quadro de funcionários, porque estamos ampliando o restaurante e montando um hotel. Também temos a intenção de trabalhar três turnos para começar a funcionar de madrugada”, diz.Segundo a Associação Comercial Industrial (ACI), a rede hoteleira também é beneficiada e segue crescendo, consecutivamente, gerando emprego na construção civil e no setor de serviços. “No momento está sendo construído em Aparecida por volta de 20 hotéis, além de 20 ou 30 pousadas. Quando eles ficarem prontos, eles também vão precisar de mão-de-obra”, afirma o presidente Ângelo Reginaldo Leite.
Emprego na região
Desde janeiro deste ano, as cidades da região perderam 17,2 mil postos de trabalho, segundo o Ministério do Trabalho. Em outubro do ano passado, o saldo foi positivo no mesmo período em quase 500 vagas. Considerando apenas em outubro, o pior desempenho foi o de Taubaté, com 682 postos de trabalho fechados; seguido por São José dos Campos, com 419 demissões. Em Pinda foram fechadas 153 vagas formais.