Antes de ser inaugurado, o sistema de câmeras de monitoramento em Taubaté está sendo alvo de vandalismo. Cerca de dez postes, que servem como suporte para os equipamentos de vigilância, foram danificados em locais como Parque Três Marias e Esplanada Santa Terezinha. A previsão da prefeitura é que o sistema entre em operação em junho.
Parcela dos postes foram derrubados antes de concretados no chão ou tiveram a fiação destruída. A PM acredita que o vandalismo tenha sido feito por criminosos contrários a instalação de um sistema de monitoramento na cidade.
o todo, 100 câmeras de segurança estão sendo instaladas para monitoramento das ruas do município. A medida viabliza o projeto do Centro de Operações Integradas (COI), que também contará com instalação de 60 radares fixos.
Serão gastos R$ 7 milhões por ano para manter o sistema, que é uma das principais promessas de campanha do prefeito Ortiz Júnior. O COI deve ser levado inicialmente para as áreas com índices preocupantes de segurança e também para escolas municipais.
Para tentar coibir as ações criminosas, a PM acompanhará a instalação dos equipamentos e fará rondas nos locais. A polícia confirmou cinco ocorrências de postes danificados.