Cerca de 60 mil crianças e adolescentes voltam às aulas nesta quinta-feira (5) em 148 escolas da rede municipal de São José dos Campos (SP) sem o kit escolar. O material, comprado por meio de licitação, será entregue com atraso e a previsão é de que a distribuição do kit aconteça entre o fim deste mês e o início de março.
Segundo a prefeitura, a Secretaria de Educação tem materiais básicos estocados para atender as necessidades dos alunos até a chegada dos kits escolares.
O atraso na entrega dos kits aconteceu depois que a primeira licitação, realizada em novembro pela Prefeitura de São José, foi cancelada após a vencedora ter sido desclassificada por irregularidades no atestado de capacidade técnica. O novo certame para a escolha da fornecedora aconteceu em janeiro.
O aluno da escola municipal Elza Regina, na zona sul da cidade, João Guilherme Miranda, de 13 anos, se prepara para retornar à rotina na escola, que foi alterada nos primeiros dias. “Nesta semana ainda entramos mais tarde, às 8h, pois só teremos recreação. Estou feliz por reencontrar meus amigos”, contou. Normalmente, as aulas começam às 7h.Segundo a Secretaria de Educação, o retorno às aulas será feita com interação entre os estudantes. Serão oferecidas atividades como jogos, brincadeiras e apresentação do ambiente escolar para novos alunos que estão programadas para até 9h30.
A mãe de João Guilherme, Márcia Verônica Santos, disse que foi informada pela escola que a entrega do material só seria feita depois do início do ano letivo e que os pais poderiam comprar o material básico para os filhos. Na mochila do aluno, que inicia o 8º ano do ensino fundamental, estão itens como o caderno, que é novo, e lápis e canetas do ano passado.
“Normalmente reaproveitamos um caderno antigo, mas neste ano nenhum poderá ser usado novamente [porque não sobrou]. Por isso, compramos apenas um caderno novo. Mas fico pensando nos pais que não têm condições de comprar sequer um caderno”, disse.